Quem sou eu

Minha foto
Curuçá, PA, Brazil
Sou professor graduado em Letras pela UNAMA(Universidade da Amazônia),PA.Tenho dedicado uma boa parte da minha vida ao magistério e sou feliz por isso.Sou dedicado ao meu trabalho e gosto do que faço.Não sou um sabe-tudo.Gosto de aprender com os outros.Afinal,ser professor é ser um eterno aprendiz.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

AULA DE PORTUGUÊS Nº 2- ANO 2º

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

Observe estas frases:
Meu vizinho cultiva árvores frutíferas.(Frutíferas - adjunto adnominal do nome árvore)

Podemos substituir o adjetivo frutíferas por uma oração equivalente.Conseqüentemente,o período simples se tornará em período composto.Veja:

Meu vizinho cultiva árvores que dão frutos.(que dão frutos - oração equivalente ao adjetivo frutíferas)


que dão frutos:
  • funciona como termo(adjunto adnominal)da outra.A oração que funciona como termo de outra classifica-se como subordinada;
  • caracteriza o substantivo árvores,equivalendo,portanto,ao adjetivo.A oração equivalente a adjetivo chama-se oração subordinada adjetiva.
Assim,no período anterior,temos:

Meu vizinho cultiva árvores que dão frutos.
Or. principal:Meu vizinho cultiva árvores
Or.subordinada adjetiva: que dão frutos

Nenhum comentário: